Parque no Litoral do Paraná proporciona diversão e interação com a natureza

0
61

Quando o assunto é curtir o Litoral do Paraná, em que atrações você pensa? Praias, gastronomia e cidades históricas são as principais opções. Porém, além destes ótimos destinos é possível também aproveitar a natureza de uma maneira mais íntima.

Neste sábado (3) será aberto ao público o Ekôa Park, em Morretes. Um parque ecológico criado no meio da Mata Atlântica, aos pés da Serra da Graciosa. Além de paisagens maravilhosas é possível interagir com a natureza em uma experiência que convida o visitante a estimular os cinco sentidos e também a refletir sobre o meio ambiente.

Logo na chegada a audição é estimulada. O som da água acompanha o visitante por praticamente todo o parque. Além disso, o ar puro e o som dos pássaros dão a certeza de que o visitante está em uma das florestas mais importantes do mundo e no maior trecho contínuo de Mata Atlântica do Brasil. São diversos os tons de verde e paisagens de tirar o fôlego.

Falando em fôlego, as três trilhas oferecidas pelo parque atendem a todos os públicos, desde os mais aventureiros até aqueles que têm pouca intimidade com caminhadas na mata. Tem também diversão e aventura com arvorismo, tirolesa e bolha humana. A ‘cereja do bolo’ é a subida de balão, de onde é possível ter uma vista única da região. A adrenalina fica por conta da descida do balão de rapel.

Preservação e educação

Tudo é pensado nos mínimos detalhes, até mesmo as obras de arte instaladas em todo o parque que também incentivam a reflexão sobre a importância da preservação o meio ambiente. A iniciativa de criar o parque foi de Tatiana Perim, que decidiu abrir a propriedade da família para os visitantes desfrutarem uma imersão na natureza. Junto com a diversão vem também a reflexão sobre a importância da preservação e exemplos práticos de que boas iniciativas podem contribuir para o meio ambiente.

“A natureza nos ensina diariamente, nos inspirando a solucionar os problemas, além de melhorar significativamente nossa qualidade de vida. É essa experiência transformadora que iremos oferecer no Ekôa Park”, comenta Tatiana.

A ideia é colocada em prática no espaço Tekôa, destinado à realização de oficinas sobre tecnologias sustentáveis, técnicas construtivas de baixo impacto, plantio e beneficiamento de alimentos. No espaço, uma casa totalmente sustentável mostra que é possível inserir práticas sustentáveis ao nosso dia a dia. “É realmente um espaço de pedagogia na prática, onde a teoria e a prática se encontram”, explica Tatiana.