Fortaleça sua empresa com ideias ecológicas

0
381

Pensar no meio ambiente, há muito tempo, deixou de ser tratado como uma onda ou tendência – passou a ser uma necessidade no mundo corporativo.

Os negócios sustentáveis estão na pauta de todo o mercado e não é uma exclusividade das grandes, tendo também participação na rotina das pequenas e médias empresas (PME).

Paralelamente aos inúmeros empreendimentos que tem seu modelo de negócio 100% amparado à economia verde, existem empreendimentos de outras naturezas que estão incorporando ideias ecológicasno seu dia a dia – e estão colhendo bons frutos.

Já pensou em adicionar ações sustentáveis à rotina do seu negócio? Que tal fortalecer sua empresa com ideias ecológicas?

Sua empresa pode “pensar verde”

Você não precisa transformar seu empreendimento em uma ONG voltada à proteção do meio ambiente. No entanto, nada impede que você abra espaço em sua empresa para apoiar iniciativas desse tipo.

Tente fazer uma busca em sua comunidade. Certamente há iniciativas sustentáveis que podem ter o seu apoio. Essa ajuda pode ser tanto financeira como algum tipo de suporte, talvez utilizando a expertise do seu negócio para favorecer essas iniciativas, que muitas vezes enfrentam problemas para se sustentar.

Se seu modelo de negócio está diretamente ligado ao varejo, existem excelentes iniciativas de parcerias. A proposta é vincular determinada venda de produtos a causas ambientais, ao estilo: a cada peça comprada uma porcentagem do valor é doada para determinada campanha, por exemplo.

Utilize materiais que respeitem a natureza

Uma das tarefas mais simples para incorporar ideias ecológicasao seu empreendimento pode estar bem abaixo dos seus pés (literalmente).

Faça opções tanto de materiais de construção, quanto dos objetos do dia a dia, de forma sustentável. Evite desperdícios e opte por itens naturais onde for possível.

Instrua sua equipe a praticar reciclagem e mantenha esse clima como um mantra diário no seu ambiente de trabalho. É uma forma de, a partir de pequenos detalhes, pensar ecologicamente no todo.

Alimentação ecológica

Essas boas práticas podem estar, também, na hora da refeição. Pode ser no refeitório ou no incentivo com marmitas saudáveis.

Opte por produtos orgânicos, cultivados de forma natural, sem uso de agrotóxicos. São itens mais saborosos e nutritivos, que reúnem as características originais da sua colheita.

O meio ambiente é beneficiado nesse tipo de atitude, pois ao contrário dos grandes terrenos, os produtos orgânicos costumam ser produzidos em pequenas propriedades, com a agricultura familiar, que respeita a fauna, a flora e as nascentes.

Leve a ecologia para o escritório

Utilize cartazes com boas práticas, para informar e evitar o desperdício. Decore o ambiente com plantas, instrua sua equipe a participar desse momento green, ajudando no plantio e na irrigação.

Se tiver espaço, que tal plantar algumas mudas ou fazer uma pequena horta bem ao lado do escritório? Leve o verde para o trabalho.