‘Caminho Verde’ em Cascavel aproxima alunos da rede municipal do meio ambiente

0
107

É difícil conhecer um adulto que não guarde boas recordações dos passeios com a escola. Geralmente estas ocasiões marcam as lembranças justamente por tratarem de atividades diferenciadas, fora da sala de aula. Quando se trata do primeiro ou um dos primeiros passeios com a escola, a alegria e a empolgação são ainda maiores, que o digam os professores que têm acompanhado suas turminhas da pré-escola no Projeto Caminho Verde.

Atualmente, a Secretaria de Educação de Cascavel promove passeios diários, pela manhã e à tarde, pelo complexo ambiental que compreende o Lago Municipal e o Zoológico. É uma verdadeira aula de campo, que tem por objetivo contribuir com o trabalho dos professores no processo de ensino e aprendizagem. O Caminho Verde proporciona contato direto do aluno com a realidade no que tange os aspectos naturais, geográficos e históricos de Cascavel.

O projeto atende as turmas da Pré-escola I das escolas e Cmeis da Rede Municipal e a Secretaria fornece o transporte necessário para o passeio com estas turmas. O Caminho Verde compreende uma volta no Lago Municipal, esta etapa dentro do ônibus, e um passeio pelo zoológico, com o acompanhamento de profissionais do local, que contam aos pequenos alunos as particularidades de cada animal e também da flora local.

Nas unidades escolares os professores aproveitam para trabalhar, antes e depois do passeio, conteúdos que envolvem as disciplinas de Ciências e História. Uma ótima oportunidade para aumentar o contato dos alunos com a natureza e ainda trabalhar a conscientização do meio ambiente. Diversas turmas de escolas e Cmeis já participaram do programa e o cronograma dos passeios do Projeto Caminho Verde vai seguir no mês de maio.