5 atitudes que ajudam a preservar mares e oceanos

0
172

O atual estilo de vida da população tem causado sérios danos para os mares e oceanos do planeta. Um estudo conduzido pelo Dr. Kenneth Casey em parceria com o National Oceanographic Data Center (NOAA’s) confirmou que 40% das águas oceânicas foram drasticamente afetadas pelas atividades humanas, como poluição e pesca excessiva. Para reverter esse quadro e preservar o ecossistema marinho, é preciso tomar medidas simples no dia a dia. Veja como contribuir:

– Recicle e diminua o uso de produtos plásticos. Mais de cinco trilhões de peças de plástico flutuam no oceano, matando inúmeros animais marinhos anualmente. Os dados foram coletados em 24 expedições feitas durante seis anos até 2013. Para diminuir o impacto, evite usar sacolas e garrafas plásticas, e prefira itens com poucas embalagens.

– Tente utilizar menos o carro e faça uso consciente da água e energia. A queima de fosseis como petróleo, gás e carvão acelera o aquecimento global. Com oceanos mais quentes, o habitat marinho sofre inúmeras mudanças. Além disso, a água contaminada despejada pelos encanamentos das cidades pode alcançar os mares. Cerca de 80% da poluição marítima é originada no continente.

– Escolha produtos e alimentos que não exploram a vida marinha. A pesca excessiva e insustentável é responsável pela extinção de diversas espécies. Outros mantam animais para produzir colares, produtos para cabelos e por aí vai.

– Cuide da praia. Depois de aproveitar o mar e a areia num dia de sol, lembre-se de levar todo o seu lixo embora. E não pegue nada que pertença ao ecossistema local, como pedras e corais.

– Procure se manter informado sobre a exploração oceânica, apoie organizações e campanhas de proteção ao habitat marinho e compartilhe seus conhecimento com outras pessoas. É preciso juntar forças para promover mudanças significativas no meio ambiente.